Mais da metade dos ‘MEIs’ do RN ainda não entregou declaração

A menos de uma semana para encerrar o prazo para a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), relativa ao exercício do ano passado, e apenas 49.813  do total de Microempreendedores Individuais (MEI) do Rio Grande do Norte aptos entregaram o documento. Mais da metade – 50,8% – ainda não prestou contas com a Receita Federal sobre o faturamento do negócio ao longo de 2018.

Mais de 51 mil empreendedores precisam fazer enviar a declaração, que é elaborada pela internet, no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br). O prazo termina na próxima sexta-feira (31).

A obrigação é válida mesmo para empresas que tenham sido encerradas ao longo de 2018. O MEI que não declarar seus rendimentos em 2018 estará sujeito a uma multa no valor mínimo de R$ 50,00 ou de 2% (dois por cento) ao mês ou fração, incidentes sobre o montante dos tributos decorrentes das informações prestadas na DASN. Gratuita, a declaração resguarda os benefícios da formalização, como aposentadoria e salário-maternidade.

Para fazer a declaração anual, o MEI deve entrar na página do Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br) e seguir as orientações de como proceder, na aba de serviços, e em seguida “Faça sua declaração anual de faturamento”. Além disso, o empreendedor pode aproveitar as ações da Semana do MEI e procurar um ponto de atendimento do Sebrae no Rio Grande do Norte para obter mais orientações de como realizar a sua declaração. Outra opção é buscar informações pelo telefone 0800 570 0800.

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*