Madrugadas devem ficar mais frias em Mossoró até agosto, afirma meteorologista da Ufersa

Fonte: Ismael Sousa – Os mossoroenses devem ter notado que as madrugadas estão ficando cada vez mais frias nos últimos dias. A região Oeste tem registrado as temperaturas mais baixas do ano nos meses de junho e julho. Neste domingo (2), Mossoró teve sua madrugada mais fria do ano, chegando a 22,2ºC às 6h da manhã. Essa mudança climática acontece em decorrência da estação inverno, que começou no dia 21 de junho e segue até 22 de setembro, os dias são mais curtos que as noites.

O BLOG ISMAEL SOUSA conversou com o professor de meteorologia da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), José Espínola Sobrinho, que tirou duvidas sobre essa sensação de frio. Ele explicou que as madrugadas devem ficar ainda mais frias na região em um periodo que vai até o começo do mês de agosto.

“Nessa época a nossa região passa pelo período mais frio do ano, que são os meses de junho, julho e agosto. Nos últimos dias estamos registrando, das 5h30 e 6h, temperaturas entre 22 e 23º. Poderá diminuir ainda mais até o mês de agosto, mas para época esses valores estão dentro da normalidade”, explica.

Espínola acrescenta ainda que, além de ser a época mais fria do ano, a região registrou alguns dias nublados, resultando em menos radiação solar na superfície e a diminuição do aquecimento do ar mais do que as condições normais. “Com as chuvas que aconteceram da semana passada, a grande quantidade de nuvens que dificulta a chegada da radiação é o responsável pelas baixas temperaturas que estão sendo registradas agora”.

O professor esclarece que o inverno na região nordeste é caracterizado, normalmente, pelas baixas temperaturas, e não por chuvas intensas. “O período chuvoso praticamente encerrou, que acontece do verão para o outono, nos meses de fevereiro, março e maio. Algumas chuvas que têm chegado na região estão sendo provocadas pelas zona de Leste que são os fenômenos que concentram chuvas na parte Leste do Nordeste. Quando a chuva chega com tanta intensidade, ela consegue adentrar no interior. Então poderemos ter chuvas ainda em Mossoró entre o meses de julho e agosto”, explica Espínola.

Curiosidade

De acordo com o professor Espínola, a temperatura mais baixa em Mossoró foi registrada no dia 24 de abril de 1976, onde os termômetros marcaram 16,2ºC, por volta das 6h da manhã.

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*