Jucurutu: Drª. Emanuela Alves fala sobre o Dia Mundial da Esclerose Múltipla


O Dia Mundial da Esclerose Múltipla é celebrado em 27 de Maio. Este dia começou a ser celebrado em 2009. Estima-se que existem 2,3 milhões de pessoas com esclerose múltipla em todo o mundo, entre as quais 5 mil portugueses.
Confira o artigo da Drª. Emanuela Alves, Fonoaudióloga e Doutoranda em Neurociências:
A esclerose múltipla é uma doença inflamatória, que afeta a capa de mielina responsável pela condução nervosa, reconhecida como substância branca do sistema nervoso. A doença se caracteriza por um acometimento em diferentes partes do cérebro da medula espinal e também em diferentes momentos, e assim é denominada de disseminação no tempo e no espaço, condição pela qual se estabelece o diagnóstico definitivo. Os sinais e sintomas não podem ser explicados por uma única lesão e o seu curso clínico é caracterizado mais frequentemente por surtos, seguidos de períodos de remissões.
Não é uma doença fatal e muitos pacientes levam uma vida normal. Porém a presença de novos sintomas e a somatória de antigos sintomas, além da evolução incerta, pode interferir de várias maneiras na vida do paciente. Apesar de existirem muitas dúvidas sobre a origem da esclerose múltipla, muito já se sabe sobre a imunologia da doença, o que tem possibilitado a descoberta de medicamentos que controlam sua evolução e com certeza em breve, o seu completo domínio.
Por Edilson Silva