Inspeção nos aeroportos fica mais rigorosa a partir de segunda (18)

revista-em-aeroporto-jackson-rodrigues1

A partir de segunda-feira (18), os passageiros de todos os voos domésticos vão passar por uma inspeção mais rigorosa nos aeroportos.

Tira pulseira, relógio, põe na bandeja. Muitas vezes até o sapato entra na roda. Já cansou?  Então vai aí um aviso aos passageiros: a inspeção vai ficar mais minuciosa.

As regras, que já valiam para os voos internacionais, agora vão valer também para todos os voos nacionais. E começam pelo notebook, que agora terá que ser retirado da bagagem de mão para não atrapalhar a visualização dos outros objetos.

A revista física vai ser intensificada. Se o passageiro quiser, em local reservado e na presença de uma testemunha. Depois de passar pelo raio-x, a bagagem poderá ser aberta para nova inspeção.

O passageiro pode até se recusar a abrir a bagagem para o funcionário do raio-x, ou não querer passar por uma revista mais rigorosa. Mas, nesses casos, segundo a Anac, ele não poderá ter acesso à área de embarque.

“Acho que toda a segurança é pouca diante dos acontecimentos”, diz Ana Maria Matos, funcionária pública.

A Agência Nacional de Aviação Civil explica que desde 2014 estudava esta nova operação.

“Os jogos aceleraram esses estudos, mas nós já íamos publicar essas medidas”, diz Márcio Lima, gerente de Operações da Anac.

“Eu acho bem mais importante a gente perder alguns minutos e garantir a tranquilidade de todos”, afirma Eduardo Silva, servidor público

A Anac diz que embora os aeroportos tenham tido tempo para se adaptar, o embarque pode ser mais demorado.

“Chegue com uma hora e meia de antecedência no mínimo para voos domésticos. Se possível com duas horas”, orienta Marcelo Lima, gerente de operações da Anac.

Correio do Estado

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*