Indicação Geográfica do Bordado ganha adesão de artesãos de Jucurutu

Foi apresentada formalmente na tarde da última quinta-feira, (21) ao grupo de bordadeiras de Jucurutu, a intenção da categoria pleitear o Selo de Indicação Geográfica do Bordado do Seridó. Para conquistar o selo as artesãs contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Jucurutu. A certificação concedida pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, agrega valor e potencializa produtos no mercado.

Participaram da reunião, Arlete Silva, Presidente do CRACAS – Comitê Regional das Associações e Cooperativas de Artesãos do Seridó; Ivoneide Ferreira, Consultora do SEBRAE; e Iracelma Nogueira, da COBARTS – Cooperativa das Bordadeiras e Artesãos do Seridó e representantes da classe.

“Desde 2001 que estamos nessa luta de organização e nosso objetivo é dar o reinício do estudo da indicação geográfica. Assim, queremos retomar a identificação das regiões que fazem o bordado e ao final deste trabalho que será em 2018, com o selo na peça do bordado do RN, iremos agregar valor ao produto e evitar que comerciantes que chegam do Ceará, vendam suas peças em terras potiguar, dizendo que é nosso”, destacou Arlete Silva, presidente do CRACAS .

Arlete Silva ainda falou da importância do apoio da administração Valdir Medeiros: “nessa nova gestão, queremos unir todos os artesãos, organizando, qualificando e já ficamos sabendo que o prefeito irá promover uma feira de artesanato. Isso é importante, pois através da feira ele irá conhecer todos os profissionais que estão no anonimato dando assim, oportunidade para divulgarem seu trabalho e comercializarem seus produtos”, pontuou.

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*