Inauguração da Reforma e Ampliação do CDPJ – Centro de Detenção Provisória de Jucurutu aconteceu nesta quinta, 18/06
A convite de Reginaldo Gomes da Silva, diretor do CDPJ – Centro de Detenção Provisória de Jucurutu a reportagem do Blog do Edilson Silva, esteve presente na manhã desta quinta – feira, 18 de Junho/2015 na Solenidade de Inauguração da Reforma e Ampliação da Instituição que fica situado na Rua João Damasceno, 323, Centro.
O ato inaugural teve início por volta das 10h da manhã e contou com a presença da equipe de agentes penitenciários que é formado por: Vanderlei Pedreira, Muriela Sisa, Relva Lucena, Gilvan Xavier, Leandro Cândido, José de Oliveira, Jean Pierre, Renato Germano, Francikley de Araújo, Marcos, Paulo e Gilvan. Ainda na solenidade o Diácono Allisson Bruno (Representante da Igreja Católica), Tica Alves (Igreja Evangélica), Deise Lopes (Secretária de Educação e Cultura), Membros da Pastoral Carcerária da Diocese de Caicó, Geraldo Wanderley (Representante do Conselho dos Direitos Humanos), Cabo Edvado (Representante da PM), Raimundo Nonato (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais), Josibias Soares (Vice-Presidente), Jonata Dênis (Presidente da Associação Comunitária de Comunicação e Cultura, Cidade FM – 104,9 Mhz), os empresários João Crispim e Beth Modas.
“É uma satisfação poder concretizar este projeto e quero agradecer aos colaboradores, comerciantes, empresários, igrejas, Câmara Municipal, voluntários e ao prefeito George Queiroz que através das Secretarias de Obras, Educação e Saúde contribuem para o bom andamento das atividades deste órgão. Antes não tínhamos condições de manter aqui nem dez (10) presos e hoje com esta reforma e ampliação a situação é outra. Era complicado, pois já tivemos de manter até 40 presos em apenas duas celas o que causava superlotação aqui no sistema. Sabemos que a situação financeira em que se encontra o governo do estado é complicada e diante disso arregaçamos as mangas e fomos a luta inclusive utilizando a mão de obra dos apenados”, lembrou Reginaldo Gomes, diretor do CDP.
Em uma entrevista que nos foi concedida ele ainda destacou a situação critica em que se encontra o sistema prisional no RN e em várias cidades brasileiras:
“Com o aumento das celas hoje o CDPJ – Centro de Detenção Provisória de Jucurutu tem uma capacidade para quarenta (40) presos e nós estamos com trinta e oito (38) dormindo e um número de onze (11) em regime semiaberto. Hoje em comparação com outras unidades prisionais do estado do Rio Grande do Norte o município de Jucurutu se encontra em uma situação melhor no tocante a capacidade do que as demais”, lembrou.
Reginaldo Gomes ainda falou sobre o projeto “VARRENDO O PASSADO E LIMPANDO O FUTURO”, que de acordo com ele dará emprego a 10 presos direto e mais 6 do regime semiaberto.
“Esse projeto surgiu desde a época em que trabalhei no presídio de Caicó, depois aqui em Jucurutu tive que me ausentar, fiquei um ano fora, mas voltei agora em Março/2015 e acredito que o apenado sem trabalhar, dentro de uma cela trancado, só vai pensar em besteiras, então queremos com essa ideia tentar ressocializá-los pelo trabalho. Essa é minha visão e em breve a partir de Julho fabricação de vassouras. Nossa preocupação é neste sentido, gerar oportunidade. E aqui deixo o meu muito obrigado aos jucurutuenses que nos ajudaram”, pontuou.