Fumaça de queimadas na Amazônia afeta seis países da América Latina

 

Após queimadas na região da Floresta Amazônica, corredor de fumaça foi registrado em pelo menos seis países da América Latina. Além do Brasil, chegou a Paraguai, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, conforme análise do portal MetSul, publicada nesta quarta-feira (7).

 

A fumaça que teve origem no norte do Brasil ficou concentrada em estados brasileiros das regiões Sul e Sudeste, como São Paulo e Paraná. A previsão já existia desde a última segunda-feira (5), mas a fumaça só chegou neste Dia da Independência.

 

“O que sobressai na imagem de satélite do dia do bicentenário da independência é a grande quantidade de fumaça resultante de queimadas na Amazônia sobre uma extensa área do País“, detalhou o portal meteorológico.

 

FOCOS DE INCÊNDIO

 

Conforme o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil já registrou 105,9 mil focos de incêndio, considerando dados entre 1º de janeiro até esta quarta-feira. Houve um aumento de 10% em comparação ao mesmo período de 2021, que registrou 96 mil ocorrências.

 

Neste ano, a maior parte se concentra na Amazônia, com 62.720 registros, seguido pelo Cerrado, com 32.107 ocorrências de focos detectados pelo satélite de referência.

 

O Inep ainda detalhou que os seis primeiros dias de setembro superam a quantidade de focos de incêndio na Amazônia contabilizados em todo o mês em 2021. Nesta primeira semana, já foram 16.698 queimadas, enquanto os 30 dias de setembro de 2021 tiveram 16.742.

 

Diário do Nordeste

 

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*