Equipe da Cáritas Diocesana visita à comunidade da Bolandeira
A Cáritas Regional Nordeste 2 e a Cáritas Diocesana de Caicó realizaram uma visita técnica à comunidade Bolandeira (zona rural de Equador/RN), ao quintal produtivo da família de Dona Lizenilda e Francisco de Assis (Tico). A família será contemplada com uma tecnologia social: um biodigestor, financiado pela Cáritas Regional Nordeste II, através do Projeto Promoção e Defesa de Direitos na Perspectiva da Construção de Sociedades do Bem Viver, no Regional NE 2, com recursos da cooperação internacional com a Misereor.
A tecnologia social é uma energia limpa e uma alternativa para o botijão de gás, pois pode reduzir acidentes, como queimaduras pelo uso indevido de álcool no preparo de alimentos.
O biodigestor consiste em três partes: uma caixa em que se coloca o esterco misturado à água; um tanque circular, onde ocorre a fermentação do esterco (biomassa), por meio da digestão anaeróbica de bactérias, resultando na produção do biogás; e uma caixa de descarga, por onde sai o biofertilizante e o adubo orgânico ricos em nutrientes, tendo-se o resultado final da fermentação do esterco animal.