Em encontro com idosos em Roma, papa Francisco se diz doente e pede orações dos fiéis
“Rezem por mim, porque estou um pouco doente e um pouco idoso, mas não muito.” Com essas palavras, em tom de brincadeira, o papa Francisco se despediu no último domingo (03) dos idosos e do grupo esportivo da paróquia Regina Pacis, de Ostia, em Roma, a qual ele visitou. Não é a primeira vez que Francisco pede orações, já que, em outras ocasiões, ele brincou sobre a sua saúde, que, dizem fontes vaticanas próximas do próprio pontífice, “não desperta nenhuma preocupação”.
E ainda: “Nesse domingo, ele estava diante de pessoas idosas e, como sempre faz, quis lhes demonstrar, com aquela brincadeira, a sua proximidade, para se fazer solidário aos interlocutores. Como que dizendo: ‘Sou um de vocês!’. Isso não nega que ele, como São Patrício no surgimento das comunidades cristãs, sempre precisou da oração da Igreja”.
Além disso, não é típico de uma pessoa doente aguentar os ritmos de vida de Francisco. Ainda nesse domingo, por exemplo, o papa surpreendeu a todos com um improviso: antes da chegada a Ostia, foi visitar um grupo de irmãs de Charles de Foucauld, que vivem em um parque de diversões, compartilhando a vida com artistas de circo e nômades (ciganos) que levam adiante o projeto.