Confira imagens da “superlua” dessa terça-feira

 

O nascer da lua fez muita gente parar e olhar para o céu no fim da tarde e início da noite dessa terça-feira (14). Em Natal, a ausência de nuvens deixou o cenário ainda mais bonito. Na lua cheia de junho, um detalhe especial chamou mais atenção: a superlua.

 

O fenômeno recebe esse nome quando o satélite natural da Terra está em um ponto mais próximo do planeta, chamado de perigeu. O contrário, quando está mais distante, é o apogeu.

 

Segundo Rodolfo Langui, coordenador do Observatório Didático de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru, “isso acontece quando a Lua ao girar em volta da Terra, em órbita elíptica, vai ter um momento no mês que vai passar mais próxima da Terra e vai ter momento que ela vai se afastar mais. Como os objetos parecem maiores quando estão mais perto ou menores quando estão mais longe, a Lua também. Mais perto da Terra, parece que ela fica um pouco maior, e quando coincide dela passar pelo perigeu e de ser lua cheia, então temos a Superlua, ou Lua Cheia de Perigeu’’, explica Langhi.

 

No hemisfério Norte, a lua recebeu o nome de Lua Cheia de Morango. No entanto, a nomenclatura não tem a ver com a cor, mas sim com a época da colheita da fruta na região dos Estados Unidos.

 

Imagem:

Superlua na praia de Areia Preta, na zona Leste de Natal | Foto: Ney Douglas

 

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*