Concurso Exército EsPCEx 2021/2022: preparativos são iniciados

 

O Exército Brasileiro (EB) vai abrir um novo edital de concurso EsPCEx 2022. Segundo o órgão, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército já começou a contratar empresas para serviços no próximo concurso, previsto para ser divulgado neste primeiro semestre de 2021.

 

Já foi divulgado no Diário Oficial da União, o pregão eletrônico para contratação de serviço de transporte aéreo por empresa especializada, em condições de segurança e sigilo, envolvendo transporte e controle do material sensível destinado à realização do Concurso de Admissão à EsPCEx 2021/2022. A expectativa é que o edital não demore de ser liberado.

 

O edital do concurso será divulgado em breve e as inscrições serão abertas logo em seguida. As provas devem ficar para o segundo semestre. A EsPCEx, assim como aconteceu em concursos anteriores, deve realizar as provas em dois dias (sábado e domingo).

 

Para concorrer a uma das vagas, o interessado deverá: ser brasileiro nato; possuir cédula de identidade civil ou militar; possuir comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF); possuir idade de, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 22 (vinte e dois) anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFO/LEMB; se menor de 18 (dezoito) anos, estar autorizado por seu responsável legal a submeter-se ao certame e, caso seja aprovado e classificado nas vagas estabelecidas, a ser matriculado no CFO/LEMB.

 

Além disso, para matrícula no curso, o candidato do sexo masculino deverá ter, no mínimo, 1,60 m (um metro e sessenta centímetros) de altura, sendo que esta limitação não se aplica ao candidato com até 16 (dezesseis) anos de idade, desde que possua a altura mínima de 1,57 m (um metro e cinquenta e sete centímetros) e exame especializado revele a possibilidade do crescimento; se do sexo feminino, ter, no mínimo, 1,55 m (um metro e cinquenta e cinco centímetros) de altura.

 

O interessado deverá ter concluído o Ensino Médio, dentre as formas previstas em legislação federal que regula a matéria, e apresentar original e cópia dos seguintes documentos comprobatórios de conclusão:

 

  • diploma do Ensino Médio, emitido por instituições credenciadas e cursos oficialmente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), na forma da legislação federal que regula a matéria e devidamente registrados;
  • histórico escolar, caso a forma de conclusão do Ensino Médio produza tal documento; ou
  • outros documentos comprobatórios de conclusão do Ensino Médio, nas modalidades reconhecidas pelo MEC.

 

O último edital divulgado, em 2020, contou com 440 vagas, sendo 400 para homens e 40 para mulheres. Segundo o edital, houve reserva de 20% das vagas para candidatos negros. Para a ampla concorrência, são 320 vagas para o sexo masculino e 32 para o sexo feminino.

Salários e Benefícios

 

O aluno receberá, durante o curso, vencimento mensal, além de assistência médica, odontológica e psicopedagógica. Após ser considerado Aspirante-a-oficial, primeiro posto da carreira logo após a conclusão da AMAN, receberá aproximadamente R$ 6.993,00.

Etapas do Concurso Exército EsPCEx

 

O concurso vai contar com as seguintes fases:

 

I – primeira etapaExame Intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada por todos os candidatos; e

 

II – segunda etapa, composta das seguintes fases:

 

a) Inspeção de Saúde (IS): de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelo candidato aprovado no EI (classificado e majorado, quando convocado);

b) Exame de Aptidão Física (EAF): de caráter eliminatório, a ser realizado apenas pelo candidato aprovado no EI e apto na IS (classificado e majorado, quando convocado);

c) Avaliação Psicológica (Avl Psc), de caráter eliminatório, a ser realizado apenas pelo candidato aprovado no EI, apto na IS e no EAF; e

d) comprovação dos requisitos para a matrícula: de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelo candidato aprovado nas fases anteriores, no procedimento de heteroidentificação, caso tenha se autodeclarado negro, e classificado dentro do número de vagas previstas pelo Estado-Maior do Exército (EME).

 

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*