Chuvas no Nordeste provoca enchente no Maranhão

A mídia nacional destaca as chuvas acima do normal na região do Maranhão com média de 209 mm. De acordo com a reportagem do G1 de Notícias em dez dias já choveu quase a metade do previsto para o mês inteiro. A média histórica de chuvas no mês de abril é de 476 milímetros, e de acordo com a meteorologia, a previsão é que este número seja ultrapassado.

No município de Tuntum, a 365 km de São Luís ocorreu enchente e de acordo com as primeiras informações, foi causada pelo transbordamento do Riacho Tuntum que cruza a cidade. A água tomou conta rapidamente das ruas e surpreendeu os moradores da região.

Para conseguir passar pelo local, os moradores estão usando canoas ou enfrentando a pé as ruas alagadas. A Defesa Civil do Maranhão está realizando o acompanhamento do caso, mas até o momento não há informações sobre o número de desabrigados no município.

O meteorologista Gunther de Azevedo Resschke explica que a previsão de chuvas para cada mês é realizada com antecedência em conjunto com os centros estaduais de meterologia do Nordeste e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE). Durante a análise são levados em consideração os campos oceânicos, as condições de vento e atmosfera em determinada região, e após a análise esses padrões são transformados em previsões climáticas de consenso.

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*