Chuvas no Ceará ficam 49,6% acima da média histórica em fevereiro; veja os maiores índices

Em 2019, o mês de fevereiro trouxe mais que apenas o início da quadra chuvosa no Ceará. Enquanto a média histórica de precipitação no mês é de 118,6 milímetros, dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mostram que o Estado registrou 177,4 milímetros durante o período neste ano. A variação representa um desvio porcentual positivo de 49,6%.

As chuvas foram observadas principalmente nas regiões do Litoral Norte, Litoral do Pecém, Litoral de Fortaleza, parte da região do Maciço de Baturité e Serra da Ibiapaba.

O fator que causou as precipitações, conforme a pesquisadora da Funceme Meyre Sakamoto, foi a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), um conjunto de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre.

A formação se manteve próxima à faixa litorânea por alguns dias, trazendo mais chuva à região. “Não choveu tanto no Cariri e parte do Sertão Central em Inhamuns porque a Zona de Convergência não entrou efetivamente no Estado, só ficou próxima”, explica Sakamoto.

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*