Bispos da CNBB emitem carta aberta sobre a queimada no Pantanal

O bioma Pantanal tem enfrentado a pior queimada desde 1998, quando teve início o monitoramento e, mesmo ainda não tendo chegado ao fim o mês setembro deste ano já é o pior da história desse mês, mostra os dados divulgados na última quinta-feira, 18 de setembro, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Diante dessa realidade os bispos dos Regionais Oeste 1 e 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, emitiram uma carta aberta sobre a queimada do Pantanal.

O documento reivindica “que as autoridades se empenhem e se mobilizem com a máxima urgência e que seja feita uma investigação séria, responsabilizando e punindo os possíveis culpados com a reparação justa e necessária pelos danos causados”

Os bispos pedem na carta que as ações emergenciais são necessárias, mas não bastam; “é preciso desenvolver e aplicar políticas públicas sérias de prevenção e de proteção a curto, médio e longo prazo”, destaca o trecho do documento.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o Pantanal é um dos menores biomas existentes no Brasil e está localizado na região Centro-Oeste, mais precisamente no sul do estado do Mato Grosso e no noroeste do estado do Mato Grosso do Sul, além de poder ser encontrado no Paraguai e na Bolívia.

Segundo o Inpe, só em setembro já são mais de 5,2 mil focos de calor, duas vezes mais do que o registrado em nos 30 dias de setembro de 2019. O levantamento do instituto aponta que entre janeiro e setembro, foram registrados 15.756 focos de incêndio no Pantanal. No mesmo período de 2019, foram 5.109 focos.

Leia a carta na íntegra:

CARTA ABERTA

“A Criação geme e sofre dores de parto” (Rm 8,22)

Os Regionais Oeste 1 e Oeste 2 da CNBB, especialmente através de suas Dioceses pantaneiras: Diocese de Corumbá/MS, Diocese de Jardim/MS, Diocese de Coxim/MS, Diocese de São Luiz de Cáceres/MT e Diocese de Rondonópolis/Guiratinga/MT, registram profunda preocupação com as terríveis queimadas no Pantanal.

Manifestamos nossa solidariedade e compromisso com todos que estão sensibilizados e envolvidos com a causa ambiental: militares, bombeiros, brigadistas, servidores e voluntários, bem como os irmãos e irmãs ribeirinhos, pantaneiros e indígenas, que dependem diretamente deste bioma para sua sobrevivência. Lamentamos, ao mesmo tempo, o desmonte das instâncias de fiscalização e punição e denunciamos as providências insuficientes e tardias que favorecem este incêndio sem controle e que está queimando tudo e matando a Vida.

Há um pedido de socorro, um grito que não quer e não pode se calar, dos humanos sensíveis e conscientes, das comunidades tradicionais, das populações indígenas, da terra, dos animais, das aves, das águas, das plantas, da vegetação nativa, de árvores centenárias. E um clamor para que os povos tradicionais sejam valorizados e apoiados, a fim de continuarem sendo agentes de proteção e cuidado da natureza.

Reivindicamos que as autoridades se empenhem e se mobilizem com a máxima urgência e que seja feita uma investigação séria, responsabilizando e punindo os possíveis culpados com a reparação justa e necessária pelos danos causados. As ações emergenciais são necessárias, mas não bastam; é preciso desenvolver e aplicar políticas públicas sérias de prevenção e de proteção a curto, médio e longo prazo.

A Igreja se une num forte grito pela defesa, promoção e cuidado com a Vida, em todas as suas formas e expressões. É preciso conter e apagar o fogo que vai avançando com poder destruidor, e assim salvar o Pantanal.

” Hoje, a voz da criação incita-nos, alarmada, a regressar ao lugar certo na ordem natural, lembrando-nos que somos parte, não patrões da rede interligada da vida.” (Papa Francisco)

Dom Dimas Lara Barbosa
Arcebispo de Campo Grande e Presidente do Regional Oeste 1

Dom Canísio Klaus