Atendimentos e serviços do Sebrae passam a ser remotos a partir do dia 22
As atividades presenciais nas instalações do Sebrae no Rio Grande do Norte, tanto em Natal como no interior do estado, estarão temporariamente suspensas, em cumprimento aos decretos governamentais com medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19). Por essa razão, os atendimentos serão feitos, exclusivamente, de forma remota a partir da próxima segunda-feira (22). O Sebrae montou uma estrutura virtual de atendimentos, que envolve canais no aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp, redes sociais e o portal da instituição (www.rn.sebrae.com.br). Acessando o chat “Fale com o Especialista”, o empreendedor é atendido por um analista técnico da equipe do Sebrae. Além disso, a instituição disponibiliza atendimento especial ao MEI e cursos online.
Para agendar o atendimento online os interessadis podem acessar o link http://bit.ly/atendimentosebraern. O empreendedor de qualquer região do estado poderá ligar, gratuitamente, para o call center 0800 570 0800 e informar a sua demanda de agendamento ou dúvida. Esse mesmo número funciona como WhatsApp, o que facilita a interação e uma conversa personalizada. “Todos os nossos clientes podem nos procurar através dos canais remotos o Sebrae. Temos algumas novidades no portal, como, por exemplo, cursos via WhatsAppe a ferramenta de plano de negócio online, além de trilhas de marketing e de finanças. Vamos respeitar os decretos do Governo, mas o cliente não vai ficar sem atendimento”, garante o diretor de Operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano.
Assim como ocorreu no primeiro semestre do ano passado, o site é a principal porta no digital para o empreendedor obter orientação e ser atendido de forma remota. No portal, foram criadas páginas especiais para os programas mais demandados e com a possibilidade de interação. É o caso do programa Sebraetec, que normalmente subsidia até 70% do valor de consultorias na área de serviços tecnológicos, e agora passa a ser também um aliado dos empreendedores para adaptar as operações da empresa a essa nova realidade.
A página do programa de Bioprevenção, o Reinicie, também é uma ferramenta que pode ajudar o empreendedor a ter os cuidados sanitários para proteger os envolvidos na atividade, seja ela essencial ou não. O programa oferece um selo para empresas de algumas atividades que cumpram todos os protocolos e estejam em conformidade com as normas de bioprevenção. Tudo é feito de forma online. A página reúne informações e conteúdos digitais específicos para cada segmento, dando noções de como criar regras, protocolos e medidas de higiene e boas prática para os públicos envolvidos no negócio. Um destaque especial para o setor de turismo, que além dos meios de hospedagem e agentes de viagens, engloba a área de bares, restaurantes e similares. O programa tem protocolos bem definidos para este setor, basta acessar https://www.rn.sebrae.com.br/bioprevencao/.
Os empreendedores rurais também podem contar com esse atendimento virtual através da página www.rn.sebrae.com.br/agronegocio/, que reúne vários conteúdos essenciais para o desenvolvimento de empresas rurais e de outros negócios do campo. Acessando, o produtor tem condensadas várias informações e orientações em um único lugar, auxiliando-o nesse período de pandemia. O portal tem cursos, conteúdos para as atividades ligadas à área, cartilhas com técnicas de produção e manejo, agenda do produtor rural, dicas, vídeos, seminários, projetos do Sebrae e o contato virtual com especialistas da instituição que atendem esse setor.