Até dia 30, sinal de TV digital chega a 26 municípios do Rio Grande do Norte
A partir da próxima quarta-feira (30 de maio), as cidades do Rio Grande do Norte, incluindo a capital Natal, terão o sinal de TV analógico desligado para dar lugar à tecnologia digital.
“A mudança vem para garantir à população mais qualidade de imagem e maior alcance de canais. Além disso, a expectativa é que recursos como LIBRAS e tecnologias como o EWBS (sistema capaz de identificar e gerar alertas de emergência por meio da TV digital) estejam disponíveis em breve”, afirma o presidente do Fórum SBTVD, José Marcelo.
No entanto, o aspecto mais importante dessa transição ainda está por vir. “A chegada da TV digital abre um grande leque de possibilidades para o futuro da TV brasileira. A partir dessa mudança, será possível pensar em trazer para o Brasil tecnologias que já são utilizadas ao redor do mundo, como o 4K”, finaliza José Marcelo.
Para que o usuário tenha uma melhor experiência ao desfrutar da TV digital, o Fórum SBTVD desenvolveu ainda normas que organizam os canais virtuais com a mesma numeração dos analógicos. Na prática, isso significa que na maioria dos casos, os números dos canais não são alterados quando houver o desligamento analógico, evitando confusão e proporcionando ao telespectador uma melhor experiência ao assistir a TV aberta.