Amanhecer vermelho chama a atenção no céu do RN; entenda

 

O potiguar que acordou cedo passou o final de semana intrigado com a cor do céu no amanhecer, que variou entre tons de rosa, laranja e vermelho. O chefe da unidade de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, explicou que a mudança de cor decorre dos efeitos das cinzas e gases lançados à atmosfera pela erupção de um vulcão submarino em Tonga, localizado no Oceano Pacífico.

 

“As partículas emitidas pelo vulcão foram dissipadas pelo ar, entrando nas correntes de ar em alto nível. Após percorrer 12 mil quilômetros, chegou à América do Sul, espalhando o material principalmente na faixa litorânea, primeiro ao Sul do país e depois alcançando o Nordeste nos últimos dias”, disse.

 

“Essas partículas quando entram em contato com os raios do sol, elas mudam a cor do céu, pois absorvem a luz e emitem outro comprimento de onda, então dá um efeito avermelhado”, acrescentou.

 

De acordo com o meteorologista, o cenário deve se repetir nos próximos dias, mas não deve durar muito devido a chegada de chuvas. “Essa circulação deverá permanecer nos próximos dias. Mas entre os dias 10 e 15, nós teremos a ocorrência de chuvas e as partículas serão dissipadas”, completou.

 

Além do Rio Grande do Norte, o fenômeno foi observado por pessoas de outros estados do Brasil, como Paraíba, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. A erupção do vulcão submarino causou estragos em Tonga. De acordo com o governo local, em uma das ilhas, todas as casas foram destruídas. Pelo menos 80% da população do país foi atingida de alguma forma pela atividade vulcânica.

 

 

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*