Açude de Santa Luzia ainda não passou dos 50% do seu volume

A cidade de Francisco Dantas é a primeira da região do Alto Oeste do Estado a sair da situação de colapso no abastecimento de água. Desde essa quinta-feira (19), a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está operando o sistema que atende a população de cerca de 2.900 habitantes.

Segundo o gerente da Regional Alto Oeste da Caern, Esmeraldo Alves, equipes estão trabalhando no reparo de vazamentos que foram registrados em decorrência do tempo em que os equipamentos ficaram parados.Francisco Dantas é abastecido pelo Açude Tesoura, que transbordou com as últimas chuvas. O município estava em situação de colapso desde fevereiro de 2016. Ainda na região do Alto Oeste, a Caern está tomando as últimas providências para colocar em operação os sistemas de outras nove cidades; destas, duas não estavam em colapso, mas voltarão a utilizar o manancial da própria cidade.

Até o final da semana que vem, saem oficialmente da situação de colapso os municípios de Luiz Gomes e José da Penha. Luiz Gomes era a cidade que estava em colapso há mais tempo: desde outubro de 2011. José da Penha enfrentava essa situação desde novembro de 2016. Em seguida, voltarão a receber abastecimento da Caern as cidades de Paraná , Rafael Fernandes, Marcelino Vieira, Almino Afonso e Tenente Ananias. Das 11 cidades em colapso na região, São Miguel e Pilões ainda estão sem previsão de retorno do abastecimento. Já a cidade de João Dias depende só da chegada de novas chuvas para retomar o abastecimento.

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*