12/05/2020
Por Edilson Silva em Cursos

Cursos a distância são opção para servidores durante a quarentena

A pandemia provocada pelo novo coronavírus fez com que o mundo adotasse medidas preventivas para enfrentamento da Covid-19. Uma delas é o isolamento social, cujo intuito é diminuir a aglomeração e o fluxo de pessoas em espaços coletivos para mitigar o contágio da doença.

No Rio Grande do Norte, o Governo do Estado tem publicado uma série de decretos normativos para o combate ao novo coronavírus, visando proteger a saúde e a vida da população.

Com grande parte dos comércios fechados e da possibilidade de trabalhar remotamente, as pessoas estão ficando mais em casa. O que fazer durante esse período de quarentena depende de cada um, entretanto muitos servidores têm apostado na educação a distância para se manterem atualizados.

HABILIDADE NOVA

Para o servidor lotado na Escola de Governo (EGRN) da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Ricardo Amaral, cursos na modalidade a distância já são uma realidade implantada e bem sucedida em algumas instituições há alguns anos. “Ficar isolado em casa apenas reforçou a importância dessa modalidade de ensino , pois é necessário que o aluno se dedique para obter um bom resultado”, diz.

O servidor está aproveitando a quarentena para adquirir uma habilidade nova. Ele conta que, por causa da pandemia, muitas plataformas de cursos online passaram a oferecer capacitações gratuitas ou com muitos descontos. Isso o motivou a ingressar no curso autoinstrucional de Adobe Photoshop, com o qual vem aprendendo a trabalhar com edição e manipulação de imagens, retoque de fotos e outros recursos gráficos. “Comecei a fazer o curso por conta própria, para aprender um recurso que utilizo indiretamente no trabalho e também porque sempre desejei fazer”, revela.

Amaral, que já tem no currículo um MBA em Gestão Pública realizado a distância, acrescenta que fazia muito tempo que não participava de um curso nessa modalidade, mas que a experiência é positiva. “Meu teletrabalho é sempre pela manhã, quando costumo participar reuniões por videoconferência. O resto do dia fica livre para o curso”, conta.

ATUALIZAÇÃO CONSTANTE

Para a subcoordenadora de Capacitação e Desenvolvimento de RH e Estudos Fazendários da Secretaria Estadual da Tributação (SET), Bethânia Mello, a capacitação a distância é uma boa oportunidade para ampliar os conhecimentos e se preparar para o futuro. “Quem trabalha tem necessidade e obrigação de se atualizar e buscar novos aprendizados sempre. Precisamos de habilidades para o futuro, a forma de pensar e ver o mundo com a nova realidade”.

Atualmente, a servidora da SET está participando de um curso online sobre Reaprendizagem Criativa, ministrado pelo comediante e empreendedor Murilo Gun e cuja proposta é apresentar dicas de aprendizagem, despertando a capacidade dos participantes de pensar e agir diferente sobre situações diversas.

“Esse curso abre a mente para resoluções de problemas com soluções criativas , principalmente em relação às mudanças bruscas que estamos enfrentando no ambiente de trabalho e que enfrentaremos pós-pandemia nas nossas relações”, afirma Bethânia, que já planeja outros cursos para fazer nas áreas de Desenvolvimento de Pessoas e Gestão Estratégica.

A subcoordenadora aconselha ainda aos colegas que aproveitem a oportunidade da quarentena e procurem cursos para fazer. “A transformação digital será cada vez mais inovadora e rápida no mundo. A educação a distância será a ferramenta ideal para  buscarmos novos conhecimentos e agregar as demandas que surgirão cada vez mais no nosso ambiente de trabalho para nos mantermos proativos”.

ROTINA DIÁRIA

Manter uma rotina mesmo nesse período de quarentena também vem sendo levado em conta pelos servidores. É o caso do servidor do Detran/RN, Felipe Martins, que dividiu suas atividades em três turnos. Na parte da manhã, cumpre as demandas do teletrabalho, enquanto nos outros aproveita para se capacitar. “Esse tipo de rotina me mantém com a mente ativa e não me deixa ficar parado deixando o tempo passar, envelhecendo ociosamente”, acredita.

À tarde, Martins, que é vistoriador de veículos e também instrutor da Escola Pública de Trânsito, se dedica para buscar cursos na sua área. Desque que iniciou o período da quarentena no Estado, ele já participou de quatro capacitações voltadas para atualização profissional, entre eles “Fiscalização Eletrônica”, “Mudanças no Processo Administrativo de Trânsito” e “Penalidades e Medidas Administrativas”. Além desses, o servidor de carreira já assegurou inscrição para participar de, pelo menos, outros seis cursos online. “A maioria dos cursos na área de trânsito que fiz e estou fazendo são gratuitos”, ressalta.

Já no período noturno, Martins segue cursando um desejo antigo dele como atleta: a graduação em Educação Física. Atualmente, o instrutor de trânsito está concluindo o primeiro semestre do seu segundo curso superior.

AULAS MODIFICADAS

Também técnico em inspeção veicular do Detran/RN, Jackson Silveira é outro que segue participando de cursos online. Antes da pandemia, o servidor já havia começado a pós-graduação em Docência no Ensino Superior no modo a distância. Agora, já concluiu mais da metade do curso e aproveita o maior tempo em casa para buscar mais aprendizado.

Silvera afirma que os encontros que eram realizados de forma presencial aos sábados passaram a ser feitos de forma remota com aulas através de videoconferência. Apesar disso, os horários continuam sendo os mesmos, evitando assim uma mudança brusca na rotina. “No curso a distância existem prazos e às vezes essa comodidade de estar em casa pode causar a procrastinação e a falta atenção nas aulas, por isso é importante estabelecer uma rotina”, destaca.

“Já tinha o hábito de buscar aperfeiçoamentos online. Inclusive, a quarentena me proporcionou tempo para realizar três cursos de extensão”, conta ele, que agora pretende fazer cursos na área de Trânsito, a fim de se aperfeiçoar na atividade profissional.

CURSOS ONLINE PELA ESCOLA DE GOVERNO

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) também está inserida no meio digital através da plataforma Moodle. Com isso, a Escola de Governo, responsável por promover capacitações para os servidores públicos do Rio Grande do Norte, começou a oportunizar, já a partir de maio, cursos próprios realizados de forma remota.

O curso de Termo de Referência Aplicado foi o primeiro, iniciado no dia 4 com videoaulas em tempo real até o dia 15 de maio. Os alunos dedicam 2h do dia na capacitação online. Outras turmas desse curso já estão garantidas. A EGRN estuda ainda promover cursos em outras áreas.

Para a titular da Sead, Virgínia Ferreira, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a valorização e o desenvolvimento do servidor do RN, mesmo diante de um cenário em que é recomendado o distanciamento social. “As capacitações a distância ofertadas pela Escola de Governo serão uma alternativa para os servidores continuarem a se desenvolver profissionalmente, nesse momento em que é fundamental seguirmos cumprindo as medidas preventivas de combate ao novo coronavírus, entre elas a suspensão de cursos presenciais”, afirma a secretária.



0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Facebook


Twitter