26/02/2020
Por Edilson Silva em Brasil, Educação

Com homenagem a Paulo Freire, Águia de Ouro é campeã do Carnaval de SP

A Águia de Ouro é a grande campeã do Carnaval 2020 de São Paulo, sendo este o primeiro título de escola no Grupo Especial do Carnaval paulista. A apuração aconteceu na tarde desta terça-feira (25). O enredo da escola contou a história da evolução do conhecimento humano e homenageou o educador Paulo Freire.

O desfile da Águia de Ouro mostrou também o lado bom e ruim do conhecimento humano, com destaques para a invenção da roda e tragédias envolvendo o uso de bombas nucleares, como foi o caso do ataque em Hiroshima. O nome do enredo foi “O Poder do Saber – Se saber é poder… quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

O quarto setor do desfile exaltou a educação, com um carro em formato de escola que prestava homenagem a Paulo Freire através da frase do educador “não se pode falar de educação sem amor”.

Apesar de seu reconhecimento internacional, o educador é constantemente atacado pelo clã Bolsonaro. Em um dos ataques mais recentes, durante transmissão ao vivo nas redes sociais em janeiro, o presidente Jair Bolsonaro e seu ministro da Educação, Abraham Weintraub, comentaram sobre os resultados do Brasil no último ranking do Pisa, que avalia a qualidade da educação em diferentes países do mundo, e culparam o ex-presidente Lula pela colocação brasileira.

O presidente aproveitou para criticar o educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira, citando-o como “patrono de Lula”. Em outra ocasião, o educador foi chamado de “energúmeno” pelo presidente.

Revista Fórum



0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Facebook


Twitter