12/11/2019
Por Edilson Silva em Cultura, Educação, Jucurutu

Jucurutu: Grupo Cordão de Ouro ministrou oficina de capoeira na Escola Wagner Lopes

Alunos da Escola Municipal Wagner Lopes de Medeiros, situada no bairro Santa Izabel no município de Jucurutu, estiveram participando nesta terça-feira, 12/11, das oficinas de capoeira ministrada por membros do grupo Cordão de Ouro.

Aproximadamente 100 alunos estiveram inseridos na aula que contou com história e origem, dinâmicas, musicalidade e prática. O principal objetivo da oficina de Capoeira é proporcionar aos estudantes seu primeiro contato com a arte praticada através do som do berimbau e despertar para o Dia da Consciência Negra que é celebrado em 20 de novembro.

Na ocasião os instrutores Aleff Guida e Marcondes Medeiros convidaram os presentes para prestigiarem um evento de capoeira que ocorrerá no próximo, 23 de novembro a partir das 19h na Praça Autran Lopes no Bairro Stª. Izabel.

Sobre a capoeira

A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música. A prática da capoeira trabalha a coordenação motora, aprimora a flexibilidade, equilíbrio e destreza, alivia as tensões do dia a dia, proporciona criatividade e liberdade de movimentos. A capoeira é disputada por duas pessoas que se defrontam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, ao som de palmas e berimbaus. O objetivo do jogo é derrubar o adversário.

O berimbau, principal instrumento que proporciona o som característico, é construído por um pedaço de pau, um pedaço de arame e uma cabaça. A base do jogo é a ginga, pois essa é uma importante forma de ataque e defesa do capoeirista. Na roda de capoeira o praticante manifesta seu conhecimento e desenvolvimento sobre a atividade.

Confira nas imagens registradas pelo Blog Edilson Silva.



0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Facebook


Twitter