31/10/2019
Por Edilson Silva em Boi Selado, Jucurutu

Cirurgião-dentista da comunidade Boi Selado desenvolve pesquisa de doutorado nos Estados Unidos

Blog Edilson Silva – O cirurgião-dentista Isaac Jordão de Souza Araújo, 27 anos, natural da comunidade Boi Selado, zona rural de Jucurutu-RN, filho da professora Isabel Souza, tem se destacado na vida acadêmica, com um histórico de êxito. Isaac teve sua formação escolar de nível fundamental e médio nas escolas de Jucurutu, sendo o ensino fundamental na Escola Graça Germano, da comunidade Boi Selado, e o ensino médio na Escola Newman Queiroz. O cirurgião-dentista graduou-se em Odontologia pela UERN, Campus de Caicó no ano de 2013 e chegou a exercer a profissão no serviço público de nossa cidade, antes de iniciar seu curso de Mestrado em Materiais Dentários na UNICAMP em Piracicaba/SP, no ano de 2014. Nosso conterrâneo obteve o título de mestre em Materiais Dentários no ano de 2016 e iniciou em seguida seu doutorado na mesma área. Ele nos conta que trabalha com pesquisas relacionadas ao desenvolvimento e testes de materiais para uso na área de Odontologia, com ênfase na parte de Odontologia restauradora e regenerativa.  

 

Recentemente, Isaac conseguiu uma bolsa de doutorado sanduíche e está realizando parte da sua pesquisa de doutorado na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, uma das universidades mais conceituadas do mundo. Ele está no exterior desde o início de setembro e permanecerá lá por um ano. Ao descrever de forma simplificada o projeto que constitui a sua tese de doutorado, ele nos relatou que está desenvolvendo membranas para aplicação em dentes que tem cáries muito extensas, servindo como terapia regeneradora para o dente. Espera-se que as membranas estimulem o nosso próprio organismo a recuperar parte da estrutura e dos minerais do dente que são perdidos em função da cárie. Após o período de um ano, Isaac voltará ao Brasil para defender sua tese de doutorado na UNICAMP e espera que os resultados obtidos sejam promissores pensando em viabilizar esses materiais para uso clínico no futuro. 

O cirurgião-dentista ainda nos contou um pouco sobre como avalia sua trajetória escolar, reforçando a importância de ter uma boa formação a educação é sempre a melhor forma de crescer pessoal e profissionalmente. Também ressaltou a importância que seus professores, incluindo sua mãe (Isabel Souza), professora na Escola Graça Germano, tiveram na sua trajetória. Ele finalizou a participação deixando uma palavra de incentivo para os jovens da sua comunidade e da cidade: Dedicação, esforço e compromisso compõem a força motriz que nos leva a alcançar nossas metas. Com isso em mente, nossos sonhos nunca estarão distantes.” 



0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Facebook


Twitter