10/09/2019
Por Edilson Silva em Barra de Santana, Jucurutu

Vídeo documentário emociona famílias de Barra de Santana

Representantes do Movimento dos Atingidos e Atingidas pelas obras da Barragem de Oiticica e da comunidade Barra de Santana se reuniram na noite de ontem, às 19 horas, no Mercado Público da comunidade, com Jailma Oliveira da Nóbrega, advogada do Seapac, e José Procópio de Lucena, articulador estadual do Seapac e com presença de representantes da empresa KL Engenharia e do Sistema Rural de Comunicação, de Caicó. Na ocasião, foram repassados informes da 19ª audiência do Acordo Extrajudicial, realizada na sexta-feira passada, dia 6 de setembro, em Jucurutu. Também foram feitos encaminhamentos da Audiência Pública da Governadora Fátima Bezerra, lá em Barra de Santana, no próximo sábado, 14 de setembro, e os acertos finais para o debate sobre “Juventude e Direito à Vida sem Violência”, amanhã, 11 de setembro, das 8 às 15 horas, na comunidade Barra de Santana.

No final da reunião, foi apresentado um vídeo documentário intitulado “Um olhar sobre uma história de muitas vidas e de muitas lutas”, produzido pelo Seapac, pelo Movimento dos Atingidos e Atingidas pelas obras da Barragem Oiticica e pelo Sistema Rural de Comunicação, com apoio da Fundação Luterana de Diaconia. O vídeo documentário retrata um pouco da história de luta e organização da comunidade Barra de Santana em relação à construção da Barragem de Oiticica e à defesa dos direitos daquela gente. Mostra, também, o trabalho desenvolvido pelo SEAPAC, junto com o Movimento, a comunidade e entidades parceiras, na defesa desses direitos.

Segundo relatou Jailma Oliveira, foi um momento emotivo para os habitantes de Barra de Santana, que se viram e viram a luta deles no vídeo documentário. “Foi um momento de grandes emoções vermos nossas histórias registradas. Todo nosso agradecimento a todos vocês, que contribuíram para esse momento ímpar”, disse Maria Célia, professora e moradora da comunidade.



0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Facebook


Twitter