24/04/2019
Por Edilson Silva em Cursos

UERN Natal abre inscrições gratuitas para curso preparatório para alunos de escola pública ingressarem no IFRN

No próximo sábado (27), começarão as aulas do cursinho Gabarito, projeto de extensão do Campus de Natal (CaN) que ajuda alunos de escolas públicas da zona Norte a se prepararem para o Exame de Seleção do IFRN, oferecendo aulas de português e matemática.

As inscrições já podem ser feitas a partir desta sexta-feira (26), das 14h às 17h, e no sábado (27), das 8h às 10h, no Campus da UERN em Natal (Av. Dr. João Medeiros Filho, 3459, Potengi), onde também acontecerão as aulas, sempre aos sábados, das 8h às 13h.

Podem se inscrever alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em escolas da rede pública de ensino. Para a inscrição é exigida a apresentação de comprovante de matrícula e residência, além de RG e CPF. Não são cobradas taxas, apenas solicitada a doação de uma resma de papel ofício (a ser usada na confecção de apostilas do curso) no ato da inscrição. Serão oferecidas 40 vagas.

“A ideia do cursinho foi de um aluno do curso de Turismo do CaN, que também é professor de matemática na rede pública. Outro aluno, graduando do curso de Direito no Campus de Natal e já graduado em Letras, aderiu à ideia.  Ambos têm experiência com cursinhos preparatórios comunitários”, conta a professora Rouseane Queiroz, coordenadora do Gabarito.

Em 2018, o Gabarito ajudou 45 estudantes a se prepararem para o exame. Entre eles, estava Johnatan Isídio da Silva, então aluno da Escola Municipal Professor José do Patrocínio, que conseguiu a tão sonhada aprovação no curso de Eletrônica do IFRN, Campus Zona Norte. O jovem morador da Redinha conta que ficou sabendo do cursinho na escola e se interessou para poder ter um guia de estudo. “O curso me ajudou nas partes de organização para o tempo de prova, orientação para o estudo do conteúdo, motivação e planejamento para a redação”, contou.

O projeto, já cadastrado no SigProj, também envolve professores que lecionam no curso de Turismo  do  Campus de Natal, oferecendo aulas de língua portuguesa, redação e matemática direcionadas ao conteúdo exigido no Exame de Seleção do IFRN.

“Diante da precarização da educação básica nas redes estaduais e municipais, a rede federal se destaca com um ensino de qualidade. De acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB/2017), sete em cada dez alunos têm nível insuficiente em português e matemática”, cita a professora, para exemplificar a importância de iniciativas como o cursinho Gabarito.



0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Facebook


Twitter