19/04/2019
Por Edilson Silva em Jucurutu, Religião

Jucurutu: Católicos acompanharam Caminhada Penitencial dos Descalços e Via Sacra nesta Sexta-feira Santa

Fiéis católicos da cidade de Jucurutu se reuniram na madrugada desta Sexta-feira Santa (19), dia de jejum e abstinência, para meditarem as estações da Via Sacra e participarem da Caminhada Penitencial dos Descalços.

O momento teve início as 4he30min. da madrugada com concentração em frente a Igreja do Bairro Santa Izabel de onde partiram os cristãos refazendo o percurso de Jesus no Calvário.

O ponto final foi a Capela de São José que fica no Lar do Idoso – Epaminondas Lopes no Bairro Freitas, onde com a presença do Pe. Hipólito aconteceu um café partilhado.

O que é a Via-Sacra?

Entende-se como um exercício de piedade, com uma duração de aproximadamente meia hora, realizada normalmente de forma comunitária numa Igreja. Ocorre de forma especial e mais frequente nesse período quaresmal, como preparação para a Páscoa.

A prática remonta aos primórdios do Cristianismo, e se aprimorou no decorrer dos séculos. Consiste, resumidamente, em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o pretório de Pilatos até a monte Calvário, terminando com seu sepultamento; compreende quatorze estações ou etapas, cada uma das quais apresenta uma cena da Paixão a ser meditada.



0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Facebook


Twitter