12/09/2018
Por Edilson Silva em Educação

Estudantes potiguares preparam-se para Olimpíada Brasileira de Robótica

Alunos do Complexo Tecnológico da Roboeduc, em Natal, estão nos últimos ajustes dos robôs que participarão da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A escola de programação e robótica levará seis equipes, formadas por alunos com idades entre 9 e 14 anos, para competição, que acorrerá nos dias 15 e 16 de setembro, no Campus Natal Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Alunos do 5º e 6º ano, respectivamente, Walter Augusto Gonçalo Aureliano, 10 anos, e Rafael Thiago de Oliveira Rodrigues, 12 anos, compõem com outras crianças uma equipe  chamada “Danoninho”. O grupo participará pela primeira vez da Olimpíada. “Já quero ganhar nessa minha primeira participação”, planeja Walter. “Está sendo legal se preparar para a OBR. Estou cuidando da montagem dos robôs que é o que gosto mais”, afirma Rafael.

De acordo com André Trigueiro, um dos treinadores da Roboeduc, a competição é mais um estímulo para os estudantes. “ Um ponto importante é que, por trabalharem em equipe, eles acabam tendo que dividir as tarefas da competição, como a programação e a montagem do robô, o que resulta em mais responsabilidade e companheirismo entre eles”, conta.

OBR

No sábado, dia 15, ocorrem as provas do nível 2 e, no domingo, dia 16, acontecem as provas dos níveis 0 e 1. Cada equipe terá uma estrutura com um percurso desenhado que será conhecido na hora. Desta forma, terão que configurar o robô na hora para seguir o caminho em menor tempo, cumprindo desafios sem sair da rota. Os participantes que se destacarem nesta etapa regional receberão medalhas e serão classificados para a etapa nacional.

O nível “zero” são para estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, que estão em fase experimental. As equipes neste nível participam apenas da etapa estadual com regras e premiação diferenciadas. No nível “um” podem competir estudante do 1º ao 8º ano do ensino fundamental e esses podem chegar a etapa nacional. Por fim, no nível “dois” competem alunos do 8º e 9º anos do fundamental e todos os anos do ensino médio ou Técnico. As equipes neste nível podem avançar até a fase nacional da OBR e concorrem à vaga na Etapa Internacional da Robocup 2019.



0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Facebook


Twitter