13/05/2016
Por Edilson Silva em Cultura

Projeto Sonora Brasil traz o som das Violas Singulares para o Rio Grande do Norte

Violas-Singulares-participam-do-evento-em-Caicó

Projeto Sonora Brasil traz o som das Violas Singulares para o Rio Grande do Norte.

Difundir expressões musicais identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Esse é o objetivo do projeto Sonora Brasil Sesc, que chega em sua 19ª edição ao Rio Grande do Norte com o tema Violas Brasileiras, com apresentações entre os dias 13 e 15 de maio, nas cidades de Natal, Mossoró e Caicó.

O tema Violas Brasileiras visa traçar um panorama da viola de cinco ordens e de variantes do instrumento que apresentam características peculiares e regionalizadas, relacionadas a práticas musicais restritas a ambientes geográficos pouco abrangentes.

Nesta edição, receberemos as Violas Singulares apresentadas por Sidnei Duarte (MT) com a viola-de-cocho, Rodolfo Vidal (SP) com a viola fandangueira ou caiçara e Maurício Ribeiro (TO) com a viola-de-buriti, instrumento pouco conhecido fora do estado do Tocantins que tem sonoridade e características físicas bastante peculiares. As Violas Singulares são aquelas que não foram difundidas além de suas regiões de origem, permanecendo sempre ligadas a gêneros musicais bastante regionalizados.

O grupo de violeiros inicia as apresentações em Natal, nesta sexta-feira (13) às 19h, no auditório da Escola de Música da UFRN. Em seguida, se apresentam em Caicó, no sábado (14), a partir das 19h30, no Salão Nobre da Antiga prefeitura de Caicó. E finalizam a pequena turnê em Mossoró, no domingo, a partir das 11h, no Sesc Mossoró. A entrada é gratuita e a retirada dos ingressos inicia uma hora entes do início das apresentações.



0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Facebook


Twitter