08/11/2015
Por Edilson Silva em Caicó

Itans pode entrar em colapso nas próximas semanas

ITans

Caern já utiliza a água do volume morto do Itans no município de Caicó/RN – (FOTO: Sidney Silva)

O açude Itans em Caicó, poderá entrar em colapso ainda neste ano de 2015, caso a perda da sua água continue no ritmo em que está. De acordo com informações repassadas ao site Sidney Silva, pelo diretor do escritório regional do Dnocs, Eduardo Farias, a média de perda diária do reservatório é de 2 centímetros, o que representa 30 mil metros cúbicos.

Para se ter uma ideia da dimensão do problema, é só ver a quantidade total de água armazenada atualmente no Itans. Segundo os dados, o açude está com 1 milhão, 488 mil metros cúbicos de água, o que representa, 1,82% de sua capacidade que é de 81.750.000.

Nos últimos dois meses, o reservatório aumentou a perda em decorrência de dois fatores, que foram, o abastecimento da cidade de Caicó, acentuado pela falta de água no Rio Piranhas, e o outro, por causa da evaporação, também acentuada por causa das temperaturas elevadas e dos ventos.

No ano de 2002, o Itans atingiu um dos níveis mais baixos de sua história, chegando a 1 milhão e 50 mil metros cúbicos de água. Para os técnicos do Dnocs, se a parda diária continuar sendo a mesma, ou seja, 2 centímetros, o reservatório chegará no final do mês de novembro com menos de 1 milhão de metros cúbicos.

“Eu acho que se as autoridades locais não estão pensando em outra forma de abastecimento de água para a população, tá errado. Diante do quadro que nós temos, essa outra possibilidade já deveria estar sendo estudando e acho até que em vias de ser posta em prática. É preciso evitar um colapso como ocorreu em Currais Novos e em outras cidades”, disse Eduardo Farias.

Atualmente, a Caern, está usando a água do volume morto do reservatório para abastecer as residências de Caicó. A captação acontece através de bombas que foram instaladas em balça flutuante.

Via Sidney Silva



0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Facebook


Twitter