06/11/2014
Por Edilson Silva em Caicó, Saúde

População de Caicó está preocupada com surto de catapora

catapora

A população caicoense está preocupada com o surto de catapora. Altamente contagiosa, a doença teria entrado em Caicó através da fronteira com a Paraíba. A catapora é caracterizada pela presença de febre e de pintas vermelhas espalhadas em todo o corpo, que evoluem para crostas, até sua cicatrização. Durante esse período, os sintomas são parecidos com os de um resfriado, apresentando febre e mal estar. Após a contaminação, o infectado deve permanecer sob repouso, com descanso e higiene adequada.

Nas crianças pequenas, não é indicado qualquer tratamento, nem mesmo os conhecidos banhos de permanganato, que, quando mal diluído, pode causar queimaduras na pele e acrescentar morbidade à doença. O ideal é fazer a higiene adequada da pele, com água e sabão, durante o banho habitual, e cortar bem as unhas da criança para que ela não coce as vesículas e corra o risco de infeccioná-las.

Já existe vacina para a doença. Ela é relativamente nova, mas acaba de entrar no Calendário Nacional de Vacinação do SUS, compondo a tetra viral, que também protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Segundo o Ministério da Saúde (MS), na rede pública ela está disponível somente para crianças de 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da tríplice viral e deve reduzir cerca de 80% das hospitalizações.



0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Facebook


Twitter