12/04/2014
Por Edilson Silva em Brasil, Saúde

Vacinação contra gripe começa dia 22 de abril e 49,6 milhões de pessoas podem tomar a vacina

Template_PPT_Gripe_25.4x19.05cm

O Ministério da Saúde vai realizar a campanha de vacinação contra a gripe deste ano, que acontecerá de 22 de abril a 9 de maio. O objetivo é imunizar pelo menos 80% do público-alvo da campanha, que alcança 49,6 milhões de pessoas. Neste ano, a faixa etária das crianças que podem tomar a vacina foi ampliada para entre seis meses e menores de cinco anos. No ano passado, o limite de idade era de dois anos.

Também devem tomar a vacina nos postos de saúde pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz (até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.

Segundo o Ministério da Saúde, serão distribuídas 53,5 milhões de doses da vacina, que protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Em todo o país, serão 65 mil postos de vacinação, além de veículos terrestres, marítimos e fluviais que ajudarão a levar a vacina em locais onde não há posto de saúde.

A criação de anticorpos contra a doença ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose e por isso a campanha de vacinação é marcada para antes do inverno, quando acontece a maior circulação da gripe.

O ministério também afirmou que estudos apontam que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

A campanha de vacinação será veiculada na TV, rádio, mídia impressa, internet e em outdoors e painéis. O custo total da campanha é de R$ 14 milhões.



0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Facebook


Twitter